(11)

(11)

Scanners 3D

Gostou? compartilhe!

Os scanners 3D são utilizados para gerar mais rapidamente modelos 3D CAD a partir da digitalização modelo físico. Há scanners que além de capturar a geométrica, conseguem também obter simultaneamente a textura colorida, que poderão ser utilizados para a execução da impressão, usinagem ou simulação em software de CAE. Além da impressão 3D, o scanner possui inúmeras utilidades importantes como diagnósticos médicos, prospecção de solo, artes, todo tipo de indústria, arqueologia, e muitos outras.

Existem no mercado duas categorias do equipamento, o scanner de contato e o scanner sem contato. Para o scanner de contato o objeto a ser escaneado precisa ser fixado em uma superfície plana e lisa. Desta forma, um mecanismo move um sensor de forma que ele encoste no objeto que está sendo digitalizado. Assim, o software pode juntar todos os pontos do objeto e realizar o cálculo das medidas e construir um modelo tridimensional do objeto. Esse tipo de scanner consegue realizar as medidas de um objeto com alta precisão, porém ele é mais lento, por isso geralmente é utilizado para fazer modelos com menos detalhes.

No caso do scanner sem contato, para a realização de medições é utilizado algum tipo de radiação que pode ser:

  • Raios-x;
  • Laser;
  • Infravermelhos;
  • Campos magnéticos;
  • Luz visível.

Para que a impressão 3D ocorra de forma adequada o uso do scanner 3D é fundamental, para digitalizar todas as suas informações com alta precisão.

Conheça a 3be Soluções em 3D, especializada em scanners e impressoras 3D

A 3be Soluções em 3D é líder no mercado de distribuição de impressoras 3D de alta tecnologia. A empresa também trabalha com scanners tanto para digitalização quanto para inspeção. A 3be Soluções em 3D conta com uma equipe de profissionais para garantir todo o suporte técnico necessário.