(11)

(11)

Impressoras 3D

Gostou? compartilhe!

As impressoras 3D são equipamentos que imprimem ou criam objetos tridimensionais camada por camada, coloridos ou não, dependendo da tecnologia que foi utilizada, com uso de diferentes materiais. O processo realizado pela impressora 3D também é conhecido por manufatura aditiva ou fabricação aditiva ou prototipagem rápida.

O processo de fabricação de objetos realizado pela impressora 3D é um grande avanço tecnológico para a criação de objetos. Isso porque, os processos de fabricação atuais são realizados por meio de remoção ou alteração da matéria-prima para que se chegue ao material desejado.

O processo da impressão 3D se inicia a partir de um modelo digital em 3D, criado através de software CAD, como Inventor, Cimatron, Creo, PowerSHAPE, entre muitos outros pagos ou gratuitos, ou por processo de digitalização 3D de modelos físicos. Esse arquivo é enviado para a impressora através de um software específico que acompanha a impressora, com instruções específicas sobre como produzir objeto camada por camada.

Os modelos de impressoras para impressão 3D existentes no mercado são:

  • Por extrusão, a FDM (Fused Deposition Modelling) ou FFF (Fused Filament Fabrication);
  • Por estereolitografia, a SLA (Stereolithography);
  • Por luz, a DLP (Digital Light Processing) ou Micro SLA;
  • Por jateamento colorido, a CJP (Color Jet Printing)
  • Por múltiplos jatos com cura em UV, a MJP (Multijet Plastic Printer) ou Polyjet
  • Por sintetização seletiva a laser, SLS (Selective Laser Sintering).
  • Por impressão direta no Metal, DMP (Direct Metal Printer)

Conheça a 3be Soluções em 3D, fornecedora de tecnologia escaneamento e impressão 3D

A 3be Soluções em 3D está no mercado há quase 10 anos distribuindo em todo território nacional um amplo portfólio de tecnologias de impressão e escaneamento 3D. A empresa possui uma equipe técnica própria treinada e certificada pelos fabricantes. Entre em contato.